Mais informações

O QUE É?

O Laboratório SGB (edição COVID-19), criado pelo Social Good Brasil em parceria com o Instituto Humanize, terá como foco compartilhar a expertise no desenvolvimento de soluções em dados para o enfrentamento do COVID-19, colocada em prática com o governo do estado de Santa Catarina por meio da atuação colaborativa de um núcleo intersetorial — conheça mais.


Convidamos líderes e gestores de secretarias de estado a participar desta formação que desenvolve competências analíticas e promove uma tomada de decisão baseada em dados e evidências. Ao final, os times sairão com soluções em dados para serem integradas à gestão de suas secretarias.

COMO FUNCIONA?


O Laboratório acontecerá entre os dias 1º de setembro e 5 de novembro, totalizando 10 semanas de trajetória.

QUEM PARTICIPA?


A experiência do Laboratório é desenhada tanto para secretarias estaduais meio (Planejamento, Casa Civil) quanto para secretarias estaduais finalísticas (Meio Ambiente, Saúde, Segurança, Educação, etc). 

Participarão 5 times de 3 a 4 pessoas. Eles devem ser formados por representantes das secretarias finalísticas — sendo desejável um membro de secretaria meio.

ACESSE AQUI O MANUAL PARA MAIS DETALHES E INSCREVA-SE

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

Entender e mapear processos e fluxos de dados para entender melhor os desafios e potencialidades de cada etapa.

Exercitar o relacionamento de seus dados e impacto à agenda global dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável proposta pela Organização das Nações Unidas.

Acelerar sua maturidade analítica (termo que define a maturidade do uso de dados e o poder de gerar valor a partir deles).

Desenvolver nos times as competências centrais para a inovação disruptiva na gestão pública, permitindo que os participantes reorganizem recursos (dados) para solucionar problemas reais.

Desenvolver pessoas e competências para formar lideranças analíticas, perfil profissional com papel de transformação cultural e desenvolvimento de instrumentos analíticos para tomada de decisão.

Ter uma experiência de desenvolvimento de produtos de dados com metodologias validadas e com apoio de cientistas de dados dedicados.

Como funciona o processo de inscrição?

As inscrições para o Laboratório acontecerão em duas fases, ambas contendo um formulário de inscrição específico.  

Saiba como foi a 1º edição do Laboratório de Dados para Governo

A jornada do Laboratório SGB de Dados para Governo foi de 7 semanas e nos dias 9 a 11 de outubro de 2019 realizamos o primeiro treinamento presencial. Este foi o início de um processo intenso de inovação e criação de um produto de dados pela secretarias participantes.

Veja as fotos do treinamento

Estão participando secretarias de todo o país:

Secretaria de Estado Casa Civil e Governança do Rio de Janeiro

Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina

Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará



Secretaria do Panejamento e Gestão do Ceará

Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais


Secretaria de Estado da Administração do Amapá

Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Confira o Mapa de Aprendizado do 1º Laboratório de Dados para Governo
Acesse o manual para mais informações sobre o Laboratório SGB de Dados para Governo

Corealização