Dados e tecnologias para o bem:

o combate ao coronavírus



Social Good Brasil usa inteligência de dados para apoiar Santa Catarina no combate ao coronavírus

...em meio à crise do COVID-19, estamos desenvolvendo um novo projeto do qual temos muito orgulho


Fomos convidados a integrar o Núcleo Intersetorial de Combate ao COVID-19 do estado de Santa Catarina, para uma atuação de forma colaborativa e inovadora utilizando dados e evidências para apoiar nas melhores soluções para a gestão da crise da pandemia do COVID-19.


O SGB propõe a governança adequada para um processo decisório eficiente e com base em dados, além de apoiar o desenvolvimento de produtos de dados anonimizados.

Estão juntos no núcleo:

// O time SGB

// Membros de secretarias e órgãos do Governo do Estado de Santa Catarina

// Tribunal de Justiça de Santa Catarina

// Ministério Público de Santa Catarina

// Associação Catarinense de Medicina

// Entidades médicas e técnicas.

Os produtos de dados em desenvolvimento:


O Social Good Brasil, a partir da aplicação de sua metodologia única para o uso de inteligência de dados a fim de apoiar na solução de problemas sociais, realizou um diagnóstico, apoiou no desenho e implementação de 5 produtos de inteligência de dados.


Cada um dos produtos é desenvolvido e executado por grupos multidisciplinares envolvidos no núcleo.

As iniciativas respeitam a privacidade dos cidadãos catarinenses e, portanto, a Lei Geral de Dados e Privacidade (LGPD), utilizando dados anonimizados e retirados de casos confirmados e suspeitos no estado.

1.Banco de Dados Anonimizados de casos confirmados e suspeitos

Foi desenvolvido pelo Governo de Santa Catarina em tempo recorde e segue os moldes do banco de casos da Coreia do Sul. Acesse o painel de dados em tempo real no Power B.I., ferramenta de Business Intelligence (BI), com informações sobre o número de casos, óbitos, cidades mais atingidas, testes realizados e dados por região do estado.


2.Modelo Epidemiológico e calculadoras epidemiológicas

O Modelo Epidemiológico foi desenvolvido gratuitamente pelos cientistas de dados da Data Science Brigade e voluntários especialistas do SGB, em conjunto o Governo do Estado de Santa Catarina. Seguiu-se o modelo epidemiológico da Imperial College, de Londres, escolhido pelos especialistas que compõem a ação por já ser validado internacionalmente.


3.Frente de Transparência

Estão sendo criados boletins internos e externos, BI de acesso público e Banco de Casos anonimizados para consulta e utilização da sociedade seguindo todas as recomendações da Open Knowledge Foundation https://okfn.org/ . Em desenvolvimento pelo time do SGB e times do Governo de Santa Catarina. Acesse os boletins epidemológicos diários lançados pelo Governo do Estado de Santa Catarina.


4.Mapa de Situação de Riscos

Para apoiar nas estratégias regionais de contenção e mitigação. 

Em desenvolvimento pelo time do SGB e times do Governo do Estado de Santa Catarina.


5.Mapeamento da Capacidade dos leitos, equipamentos e EPIs

Em desenvolvimento pela ACM e times do Governo do Estado de Santa Catarina.

Tecnologias e inteligência de dados a serviço da transparência

Dentre as soluções de dados, destacamos o Banco de Dados Anonimizados, que garante assertividade nas decisões sem expor a privacidade dos cidadãos — cumprindo a LGPD —, além de prover informações abertas ao público para honrar o princípio da transparência, seguindo as melhores práticas estabelecidas pela Open Knowledge Foundation, referência no tema.

Primeiros resultados

Com as ações desenvolvidas, já tivemos um resultado muito impactante: em uma semana, o Estado de Santa Catarina subiu 10 posições (35 pontos!) no ranking do Índice de Transparência criado pela Open Knowledge Brasil


Governo do Estado de Santa Catarina: uma larga e expressiva melhoria na sua transparência

Inovação no poder público: possibilidade de impacto positivo em grande escala

Enxergamos a escala que o setor público tem de fazer decisões que impactam na vida de milhares (e até milhões!) de pessoas, tornando o impacto positivo realmente exponencial e altamente significativo para a população.


Por essa razão entendemos que nosso papel nesta crise seria também abrir nossa metodologia própria para o uso de inteligência de dados para impacto social, já utilizada e validada em nossos programas para ajudar a combater o coronavírus.


É um desafio que assumimos, mas que tem nos motivado muito neste momento. 

Como co-fundadores do Movimento de Dados Para o Bem, junto à Fundação Telefônica Vivo, em 2017 criamos um movimento intersetorial de discussão sobre o uso de dados para gerar impacto positivo no país


V

V

Data for Good em organizações, empresas, fundações, institutos e governo


E, visando a trazer a inteligência de dados a diversos setores e organizações, desenvolvemos uma metodologia própria em que a inteligência de dados é utilizada para gerar ou exponencializar impacto social e ambiental, cumprindo a função “for good” -- para o bem.


...em 2019, desenvolvemos um dos primeiros e mais significativos contatos que tivemos com a esfera pública

O primeiro envolvimento do SGB com o setor público

Laboratório de Dados para Governo


Foi o nosso primeiro laboratório com foco em gestores públicos de todo o país e contou com duas imersões presenciais mais sete semanas de mentoria para que pessoas de liderança, gestão e áreas técnicas de secretarias estaduais de todo o país desenvolvessem um produto de dados.


Com os objetivos de...

// formar lideranças analíticas na gestão pública &

// tornar a tomada de decisão, as políticas públicas e o impacto mais orientados por dados e evidências.


Foram 8 secretarias de governo de estado participantes:

Pará, Amapá, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina


Um percurso de formação analítica que foi uma iniciativa pioneira no Brasil, resultado de uma colaboração da Aliança formada por Instituto Humanize, Fundação Lemann, Fundação Brava e Instituto República juntamente com o Social Good Brasil.

Tem interesse em uma parceria para desenvolver habilidades analíticas e com inteligência de dados? 

Entre em contato:

sgb@socialgoodbrasil.org.br

Social Good Brasil

Site | Instagram | Linkedin