Seres humanos,

futuros e o

poder dos dados.

24 de jun \\ qui \\ 19h às 21h30

Inscreva-se

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O Festival SGB 365 é uma pílula do Festival SGB, o maior evento de dados e tecnologia para impacto social do Brasil.

Um momento de conversas inspiradoras que antes só eram vistas no Festival SGB. E de conexão com a nossa comunidade! Além desse evento, o Festival 365 reúne uma curadoria especial de todas as edições do Festival no site e canal do Youtube. Afinal, um grande evento merece ser espalhado durante todo o ano. Vamos juntos?

Quem já é presença confirmada?

Chegue antes para o esquenta, às 18h30!


A música é algo que nos move e sempre fez parte do Festival SGB. É por isso que no Festival SGB 365 também vamos criar essa atmosfera de celebração. Allen Rosa, um DJ versátil e dono de um estilo peculiar, abrirá o nosso evento. 

Com mais de 20 anos de experiência, ele apresenta sets de diferentes ritmos, do Down-Beat ao House, trazendo desde sons tradicionais aos mais modernos. Allen também é idealizador da iniciativa Sounds in da City, um dos primeiros projetos no Brasil a ocupar o espaço público de forma independente.

Sobre o que vamos falar?

Fluência em Dados: habilidades essenciais para o mundo digital e para o futuro do trabalho

Dados já foram chamados de “o novo petróleo”. Vivemos a “era dos dados”. Se você já ouviu alguma dessas frases, então deve estar curioso: o que é Educação em Dados? Conheça histórias e experiências de pessoas que já lidam com os desafios do mundo a partir de várias habilidades do futuro, tão necessárias no mundo que vivemos atualmente. São pessoas preparadas para ler, trabalhar, analisar e comunicar com dados e estão transformando a sociedade a partir desse conhecimento.

Vazamento de Dados: porque Ética, Proteção e Privacidade de Dados devem ser pautas do seu dia a dia

Estamos num momento histórico de falhas de segurança: seja em vazamento de dados de milhares de brasileiros, fraudes a partir de golpes no Whatsapp ou em logins para fazer transações bancárias. O Brasil está entre os 3 países do mundo com maior número de ciberataques. O que podemos fazer para nos proteger? Como levar essa mensagem de conscientização adiante? Estamos vulneráveis, mas vamos te ajudar a ser mais confiante em sua bússola e proteger os seus dados.

Uso dos dados e tecnologia para gerar impacto positivo: o case Serenata de Amor

Dados são como um oceano vivo, cheio de mistérios para explorar. Que tal usá-los para o bem? Vamos apresentar um case de data for good, ou seja, quando o uso de dados é importante para tomadas de decisões e também para gerar impacto positivo. Você vai conhecer uma iniciativa que usa inteligência artificial para fiscalizar contas públicas de deputados federais.

Para você começar a nadar nesse mar de dados: 7 competências da metodologia exclusiva do SGB

O propósito do Social Good Brasil é tornar cada vez mais pessoas fluentes nesse novo idioma e hábeis para navegar no oceano de dados. No Festival 365, você poderá acompanhar em primeira mão o lançamento da nossa Jornada de Educação em Dados.

Para quem será útil?


Estudantes: Quais são as habilidades essenciais para o futuro do trabalho? Para quem está terminando o Ensino Médio, começando uma faculdade ou se preparando para o mercado de trabalho. Você vai conhecer histórias, experiências e competências que vão te apoiar na sua vida pessoal e profissional. O mundo está mudando, você vai ficar parado?


Empreendedores sociais: Os dados fazem parte da rotina de empreendedores e podem ajudar em diversas situações. Conheça as inúmeras possibilidades de usar os dados na gestão do seu negócio! Alguns exemplos: você vai aprender a importância de cuidar dos dados dos seus clientes, a tomar melhores decisões orientadas por dados e o propósito com dados, ao usá-los para ajudar a resolver problemas socioambientais. 


Cientistas de dados: Nos últimos anos, tivemos vários avanços na área de tecnologia e dados. Estamos alinhados com um movimento mundial, que define as tendências e habilidades importantes para o século 21. Conheça pessoas que já atuam na sua área, mas também aproveitam a expertise para gerar impacto positivo.


Gestores públicos: A transformação digital é uma das principais agendas do Governo no Brasil. Quando gestores públicos se capacitam em educação em dados, contribuem muito para os desafios, como na tomada de decisões baseadas em dados, com mais eficiência, olhando para o orçamento público. Além disso, também é essencial para lidar com o enorme volume de dados gerados na digitalização.


Colaboradores de ONGs: Reconhecer a importância de usar os dados para gerar impacto positivo na sociedade é o primeiro passo para começar a jornada de educação em dados. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), você verá como incorporar os dados nos processos e cultura das comunidades vai revolucionar a sua rotina e o impacto da sua organização.


Colaboradores de empresas: Nós acreditamos que o futuro do trabalho já começou. Afinal, com a pandemia, alguns futuros possíveis chegaram, de repente, como o trabalho híbrido ou remoto, assim como a aceleração digital de empresas. Independente do formato ou modelo de trabalho, você vai conhecer habilidades que podem ser diferenciais na sua carreira.


Investidores sociais: Além de conhecer a Jornada de Educação em Dados SGB, você irá descobrir possibilidades dentro desse oceano de dados, como tomar melhores decisões de investimentos baseadas em dados.


Esse evento é para todos! Os curiosos pela temática, apaixonados por histórias inspiradoras ou que gostam de aprender novas habilidades. Independente do seu nível de conhecimento, a fluência em dados é um idioma que vai transformar a sua vida.

5 razões (baseadas em dados) para você não perder o evento:

#1

O futuro do trabalho já começou

Pensamento analítico e inovador está entre as 15 competências mais valorizadas até 2025 (Fonte: Future of Jobs Survey 2020 - Fórum Econômico Mundial)


Até 2030, pode chegar a 375 milhões o número de trabalhadores que terá de trocar de trabalho (Fonte: Instituto da McKinsey)

#2

O volume de dados cresce exponencialmente

Quase 30 bilhões de dispositivos conectados em 2023, mais de três vezes do que a população global (Fonte: Cisco)

#3

Precisamos tomar melhores decisões

As informações que afetam diretamente a vida das pessoas estão cada vez mais acessíveis, mas a sociedade civil está ficando para trás em fazer um uso eficaz delas. (Fonte: School of Data)

#4

É preciso minimizar os efeitos negativos da tecnologia

Vazamentos de Dados aumentaram 493% no Brasil (Fonte: Massachusetts Institute of Technology - MIT)


62% dos brasileiros não sabem uma notícia falsa e apenas 42% ocasionalmente questionam o que lê na internet. (Fonte: Revista Exame)

#5

A nova Lei de Proteção de Dados (LGPD) já entrou em vigor

Pessoas e empresas que tratam de dados pessoais precisam de apoio e educação para navegar nas mudanças trazidas pela lei. 


70% dos brasileiros não têm conhecimento nenhum ou têm apenas uma vaga ideia sobre o que essa lei trata. (Fonte: OpenText)

O Social Good Brasil é uma organização da sociedade civil (OSCIP) de Florianópolis, berço do ecossistema de tecnologia e inovação brasileiro. O SGB surgiu em 2012 a partir de uma parceria com a Fundação das Nações Unidas, que lidera o +Social Good no mundo, sendo pioneiro ao trazer para o país tendências mundiais, como o uso de tecnologia e dados para gerar impacto positivo.


Em 2021, tem o propósito de levar uma metodologia inovadora e exclusiva de educação em dados para pessoas de todo o Brasil, tornando acessível um idioma essencial para o mundo digital e para o futuro do trabalho. O SGB acredita que o ser humano é o centro de todas as transformações e quer formar novos exploradores desse oceano de dados, preparados para lidar com os desafios urgentes do mundo.